13/11/2013

Há 30 anos, Bill Gates mostrava ao mundo o Windows 1.0

Você pode ser usuário do Linux, da Apple e odiar os sistemas da Microsoft, mas não dá para deixar de reconhecer a importância que o Windows teve para a evolução da computação pessoal. O software, que fez parte da vida de tantas pessoas, completou 30 anos no domingo, 10.

Nesta data, em 1983, Bill Gates mostrava ao mundo o Interface Manager, o software que viria a se tornar o Windows posteriormente. O programa começou a ser desenvolvido ainda em 1981, mas só seria lançado alguns anos mais tarde, em 1985.

Na ocasião, o programa não era exatamente um sistema operacional por si só. O Windows 1.0 era uma camada visual por cima do MS-DOS, o que se convencionou chamar de interface gráfica nos anos que se seguiram.

Contudo, mesmo bastante limitado, ele trouxe muitas coisas importantes, como relógio, calendário, Paint, além da possibilidade de rodar programas em múltiplas janelas simulteaneamente. Tudo isso e muito mais, como pode ser conferido no famoso vídeo feito gravado pelo hoje CEO da empresa e futuro aposentado Steve Ballmer. Confira abaixo: 

 
Ligue: 
(13) 3326-7125